segunda-feira, 27 de junho de 2016

SOU CANDIDATO A PREFEITO: E AGORA?

Seu” Kandidatildo é político das antigas, já foi vereador, prefeito e candidato a deputado federal, tendo sido suplente e ocupado uma vaga na Câmara Federal, na década de 90. Agora o povo de Kandilópolis quer que ele assuma a prefeitura e volte a administrar a cidade. Ele tem ficha-limpa, é querido por todos, vai ter pouco trabalho para ganhar as eleições, seus adversários são fracos e não devem conseguir nem encher os comícios. Assim ele pensa e sua equipe a mesma coisa, a realidade é bem diferente.

Numa reunião, Kandidatildo tranquilizou a todos, acha que os recursos para a campanha vão “aparecer” na reta final, que os doadores vão encher os cofres e eles vão conseguir fazer uma grande campanha, com 20 comícios, muitos carros de som, muitos adesivos nos carros, uma megaestrutura para botar o bloco na rua.

Um cabo-eleitoral, que acompanha Kandidatildo desde a época que ele foi deputado pergunta, mas não temos que organizar nada para as convenções. Kandidatildo disse que “tá tudo sob controle”, que é só preparar o lugar, fazer uma grande festa e os papéis são fáceis de resolver. E as atas, as nominatas, os documentos para o registro? Kandidatildo disse que faz isso há muitos anos e que podem todos ficar tranquilos.

Assim age a maioria dos políticos brasileiros. Não estão vendo que a cada eleição a coisa fica mais complicada, infelizmente, também fica mais judicializada, com regras eleitorais, principalmente na propaganda e na prestação de contas que vão deixando sequelas e candidaturas para trás.

Não é à toa, que o jornal O Globo noticiou que, a cada 8 dias, um prefeito perde o mandato por ordem e decisão da Justiça Eleitoral. O brasileiro é descansado demais, deixa tudo para a última hora e só se atualiza quando a coisa acontece.

E o mês de julho chegou! Faltam 3 meses para a votação e poucos dias para organizamos as candidaturas. O calendário está muito apertado e algumas providências precisam ser tomadas urgentemente. Vejamos as principais:

1) Marcar a data da convenção. Tente o mais cedo possível, pois o período de campanha é curto e somente pode iniciar, no dia 16 de agosto, se o pedido tiver sido protocolado na Justiça Eleitoral, ter sido emitido o CNPJ do candidato e a conta no banco estar aberta. Sem CNPJ não tem conta, sem conta, não tem campanha.

2) E a documentação para o registro? Lembre-se que as certidões têm validade de 90 dias, já podem ser pedidas nos primeiros dias de julho, não deixe para a última hora, não espere as convenções.

3) Para o registro é necessário a apresentação de uma fotografia para uso na urna eletrônica, providencie as fotos do candidato a prefeito, do candidato a vice-prefeito e dos candidatos ao cargo de vereador, não deixe para a última hora.

4) Alguém que vá preencher o CANDEX, que é o sistema da Justiça Eleitoral onde são feitos os pedidos de registro da candidatura pode começar a ler as instruções, estudando possíveis dificuldades e começando a eliminar os problemas.

5) E os recursos da campanha. Esse ano só pessoas físicas podem doar, empresas não podem segundo a legislação. E a pessoa física pode doar apenas 10% do que ela declarou para a Receita Federal em 2015, nada a mais! É hora de providenciar alguém para cuidar disso, alguém para arrecadar ou controlar o que for arrecadado e alguém para prestar contas de cada campanha, auxiliando os candidatos. Devido à complexidade e às ocupações dos que disputarão a Câmara Municipal, a candidatura majoritária deveria oferecer esse apoio aos futuros vereadores. Lembre que são recursos limitados, cada cidade tem o valor máximo de gastos fixados pelo Tribunal Superior Eleitoral, veja o limite da sua cidade no site do TSE.

6) Está fazendo propaganda eleitoral nas redes sociais? Que pena, está perdendo um comício eleitoral com infinitas pessoas te assistindo, lendo e ouvindo, espalhadas em todos os cantos da cidade, sem custo nenhum. Grave agora uma mensagem para elas e poste nas redes. Pode usar o seu aparelho celular mesmo. O eleitor vai gostar, vai interagir, você vai responder, discutir temas importante e, principalmente, ouvir quem vai te eleger. Esse ano são só 45 dias de campanha regular, mas as redes sociais podem ser usadas desde já, não perca essa chance!

7) Já preparou o plano de governo? Kandidatildo disse que o povo sabe o que ele vai fazer, não vai escrever nada, na hora do registro ele coloca qualquer coisa lá só para preencher o espaço, disse que ninguém lê mesmo. Um amigo alerta o velho político, o povo agora tem acesso à internet, vai comparar as propostas e escolher a melhor, nada vai ficar escondido, nas redes sociais vão analisar os planos de governo e as propostas de cada candidato. Ele torce o bico e resolver escolhe uns amigos para elaborarem as propostas, discutindo com os eleitores em cada bairro da cidade.

8) E o material de propaganda? Já viu orçamentos, pegou propostas de possíveis fornecedores? Com poucos recursos a ideia é pesquisar preços e escolher bons profissionais, que conseguem atender à sua demanda com qualidade e rapidez. Veja isso agora, não deixe para depois. A preparação das imagens e da identificação da campanha pode ocorrer desde já.


Essas são algumas dicas usando a história fictícia do Kandidatildo, que claro, nunca existiu, mas sempre voltará para ilustrar as sugestões que temos dado a alguns candidatos. Boa sorte e não esqueça de que campanha eleitoral necessita de apoio jurídico, tenha um bom advogado ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário