terça-feira, 21 de março de 2017

A LINGUAGEM CORPORAL FALANDO POR VOCÊ - José Souto Tostes

Você tem um pouco de ator dentro do seu espírito. Pode apostar que tem. Imagina a criança que fez uma coisa errada e está levando uma repreensão, uma bronca. Todo o corpo fala, além do choro nos olhos, as lágrimas caindo. O ombro fica arqueado, o rosto traz uma expressão completa de tristeza. O mesmo aspecto é produzido por atores, nas novelas, no teatro e no cinema. Com o corpo ele comunica que está triste, está desesperado, está zangado.

A pessoa com raiva, com ódio, irada, estufa o peito, enche os pulmões e aponta o dedo em direção a quem é seu alvo. O rosto traz expressão de ódio. A raiva está escrita na testa de quem a tem.

Esses detalhes acima não são sutis, qualquer um percebe. Os estudiosos são mais detalhistas, revelando que existem três campos no estudo da linguagem corporal. Esses estudos são utilizados por atores profissionais. O primeiro campo é aquele em que o personagem demonstra fraqueza, fragilidade, quem está deprimido situa-se nesse campo. Posturas desse campo devem ser evitadas em negociações e reuniões de  negócio. Entrar num debate com tal postura pode indicar derrota antecipada.

O famoso debate em Collor e Lula, em que o ex-presidente petista entrou suado, sem postura e com o terno desgrenhado, foi debatido por anos e serve de exemplo até hoje. Ele vendeu uma imagem negativa ao povo e perdeu a eleição para o novato e inexperiente Collor. O alagoano, cassado tempos depois, entrou preparado por uma equipe de marketing que lhe orientava em todos esses aspectos.

O empresário, ex-diretor do jornal O Estado de São Paulo, palestrante José Luiz Tejon, afirma em seus livros, que todos deveriam, na vida, cursar teatro. O teatro ensina postura, comportamento e a linguagem corporal.

O terceiro campo, seguido a explicação, seria aquele em que o sujeito aparenta uma postura de raiva, ódio, desprezo e arrogância. Também não é o ideal, segundo os estudiosos. A postura correta é a do segundo campo.

No segundo campo, o interlocutor aparenta seriedade, confiança, segurança para entrar num debate ou numa reunião importante. Para atingi-lo, alguém que recebeu treinamento, deve passar por técnicas de relaxamento. O corpo sem tensões e relaxado demonstra firmeza de propósitos e convicção do que está se falando.

O profissional preparado, o líder vencedor precisa cuidar desses aspectos importantes, que podem ser significativos em momentos importantes de nossas vidas. Transparecer insegurança, falta de preparo, não combina com o mundo globalizado, apressado e cheio de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário