terça-feira, 25 de abril de 2017

PREFEITO ANUNCIA MUDANÇA DE SECRETÁRIOS - José Souto Tostes

Os prefeitos que tomaram posse em janeiro já comemoraram os primeiros 100 dias de governo, alguns soltaram fogos, publicaram resumos de suas ações, outros ainda estudam como sair da crise e da herança maldita recebida.

A campanha gera inúmeras despesas para o prefeito. Uma delas é o fardo das indicações políticas para cargos que deveriam, em tese, serem ocupados por técnicos na área. Nos primeiros dias tudo é festa. Basta culpar o ex-prefeito e o eleitor vai compreender. Mas ao longo do ano as cobranças começam a tomar corpo. As redes sociais já não perdoam a rua sem varrição ou a coleta de lixo ineficiente.

Uma insatisfação ali, outra acolá, o prefeito chega à conclusão que deve mexer em sua equipe. Tem sempre um que não se ajusta, que não entende o espírito da coisa. Em tempos de crise financeira, a coisa piora bastante.

É hora de anunciar mudanças no secretariado. É uma arma forte que o prefeito tem em mãos. Arma que serve para acalmar o insatisfeitos e até para melhorar a atuação da equipe. Um prefeito já me confessou que gostava de trocar secretários, não só para tentar substituir uma peça ruim por outra boa, mas como forma de alertar os outros, que vendo a possibilidade de também perderem o cargo, começam a agir com mais eficiência.

Em gestão pública poucos prefeitos implantam controle de metas de sua equipe, coisa que é comum no mundo empresarial. As gestões são deficitárias, muitas vezes por falta de controle. Por isso, gente incompetente fica do primeiro ao último dia do mandato, sem nada realizar.

Gosto de enfatizar para quem dou consultoria, que a escolha do secretariado é uma verdadeira ciência, pois nomear é fácil, demitir muito complicado. Principalmente quando se demite alguém com quem você já tinha um contato pessoal ou profissional anterior ao início do mandato.

Eu costumo perguntar aos prefeitos, quem da equipe ele teria dificuldade de demitir. Todos identificam um ou outro. E geralmente são esses que menos trabalham ou produzem.

Mas a troca na equipe é inevitável. Se você, que é prefeito, não vê, até agora, a necessidade de trocar ninguém, o errado é você. Pois como uma orquestra, sempre existem os desafinados. Por mais que os outros trompetistas se esforcem, a desafinação de um, afeta todos os demais.

O outro lado da questão é a dificuldade de trabalhar em grupo que alguns apresentam logo no início das gestões. São pessoas que sempre geriram seus negócios sem equipe, eram únicos, donos, gerentes, chefes...

Se posso dar um recado a você, prefeito, o recado é esse: não pense duas vezes antes de mexer na equipe. Sempre ficará alguém mais incompetente, mas um grupo grande de incapazes, desafinará o seu governo e quem será substituído, na eleição, será você!

Nos dias 29 e 30 de junho estaremos promovendo, com o COTEF, um treinamento para prefeitos, secretários e assessores municipais, no Rio de Janeiro, Hotel Atlântico Copacabana, um trabalho de excelência, que produzirá efeitos nas equipes das prefeituras. Ligue e reserve sua vaga desde já: (21) 2440-7856, fale com ao Gláucia ou com a Denise. Outras informações no site da COTEF - www.cotef.com.br

Programa completo do treinamento de prefeitos, clique aqui.

2 comentários:

  1. Cem dias é o suficiente para saber se o secretário veio de paraquedas ou é mesmo competente. Mudar se faz necessário se o alcaide quiser um governo limpo e pródigo em trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente os prefeitos não conseguem controlar a qualidade do trabalho dos secretários.

    ResponderExcluir