segunda-feira, 15 de maio de 2017

DEZ DICAS PARA AJUDAR ALGUÉM BUSCANDO A RECOLOCAÇÃO - José Souto Tostes


A realidade do desemprego já povoa a vida de 14 milhões de brasileiros. Quem está empregado sofre com o medo de integrar as estatísticas a cada manhã. Infelizmente muito pouco se fala sobre orientação aos desempregados, dicas, ou toques que essa maioria de jovens sequer imaginou ou pensou. Nossa experiência e análise do cenário, indicam algumas atitudes que podem melhorar a perspectiva de encontrar um emprego com facilidade maior.

Triste é constatar que tem pessoas que vivem do desemprego alheio. Do desespero de pais de famílias que já estão no sufoco e dependem da ajuda alheia até para a alimentação.

O grave é que o desemprego de uns tem gerado o desemprego de outros. Basta analisar os informes sobre perda de alunos em escolas particulares, baixas nos planos de saúde, diminuição da venda no comércio e em todos os setores da economia. A coisa funciona em cadeia.

Mas condenável é explorar essa situação, com sites fajutos, listas de e-mails que "vendem"vagas de emprego e tantas outras armadilhas. Basta entrar na internet, especialmente no Linkedin, que você poderá constatar que tem gente ganhando com o desespero alheio.

Por isso, resolvi preparar essa lista com dicas simples, mas que podem ajudar. A lista é gratuita e não vai direcionar você a nenhum tipo de exploração comercial:

1) Ter um bom currículo, isso é imprescindível. Note que se você está enviando currículos para vagas diferentes, preste atenção para ajusar o currículo à vaga. Dizem os especialistas em RH que esse erro é muito comum.

2) Muito cuidado com as redes sociais. Isso é muito falado, o Fantástico da Rede Globo já lhe provou que tudo sobre você pode ser encontrado na grande rede, mas você insiste em publicar fotos consumindo bebida alcoólica, exibindo viagens que você não fez e conquistas que nunca atingiu.

3) Tenha paciência. As empresas sérias não "vendem" vagas de emprego. Cuidado com os anúncios da internet. Cada dia eles estão mais bem elaborados, enganando a pessoas como você, que está desempregado e já entrando no desespero. Não confundir desempregado com desesperado....só as três primeiras letras são iguais (DES).

4) Se você está desempregado, tem tempo livre. Não fique jogando, distraindo-se ou perdendo tempo nas redes sociais ou em outro lugar. Estude, leia, aprenda, visita uma biblioteca, elas são gratuitas. Garanto a você que um bom livro, pode até ser um romance, vai ajudar você numa entrevista, vai lhe acrescentar algo que será útil um dia.

5) No Youtube existem palestras gratuitas sobre qualquer assunto. Você não pode fazer um curso, uma pós graduação, mas pode assistir vídeos do Youtube. Não perca tempo. 

6) Não suma das redes sociais. Tenha controle e estabeleça um horário fixo para você visitá-las, especialmente o Lindedin. Por exemplo, fixe dois horários por dia para entrar nas redes. Uma hora pela manhã e uma hora à noite. Mas não leia só as postagens, comente, faça o seu perfil circular, especialmente com comentários honestos e inteligentes. Os vídeos do Youtube vão lhe ajudar com instrução, além dos livros que você começou a ler.

7) Estabeleça metas semanais para você, metas de leitura, metas de estudo nos vídeos no Youtube, nas apostilas do seu último treinamento, metas de entrega de currículos.

8) Se você é da área de vendas, conhece o funil de vendas. O mesmo é aplicável à busca por um novo trabalho. Quanto mais currículos e contatos feitos, as chances aumentam. Tente encher o funil do emprego. Para ajudar, busque a ajuda de amigos que estão empregados, independente da área deles. Todos sabem de alguma vaga aberta e ela pode estar te esperando. Lembre os amigos, vale até enviar um e-mail pedindo apoio.

9) Organize a sua busca por emprego. Use um caderno, agenda ou diário para anotar tudo que você fez no dia. Anote os estudos, os vídeos assistidos, os livros lidos, faça um cronograma para leitura, de acordo com a sua área. Na internet existem sites que indicam livros, apostilas e artigos importantes para a sua área. Por exemplo, se você é da área de humanas, busque sites específicos que tratam dos temas de seu interesse, atualize-se.

10) Cuide de sua aparência, ela fala muito por você. Lembre o seguinte, nas entrevistas as empresas não vão contratar alguém abatido, por "pena" do "pobre coitado" mas por sua capacidade de ajudar. Não entre derrotado na entrevista, entre como vitorioso, como alguém disposto e disponível para aprender e colaborar. E responda apenas o que lhe perguntaram. Seja honesto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário