terça-feira, 8 de agosto de 2017

MINHA AUSÊNCIA....O CASO É SÉRIO!

Como vocês perceberam, tenho me ausentado desse espaço que muito estimo e que já conquistou alguns leitores interessados. Mas dessa vez o motivo é justo. Estou preparando dois treinamentos de licitação que são inéditos. Isso mesmo. Depois de militar mais de 20 anos na gestão pública, depois de errar, de me exceder com muito zelo e até de não compreender a lei de licitação e a interpretação dos tribunais, sinto que estou preparado para orientar os participantes desses treinamentos.

São dois, se você não sabe. Um voltado para a abertura do processo licitatório. Segundo os doutrinadores e os próprios tribunais, essa fase é primordial. Nessa fase, que começa na unidade requisitante da licitação, são fixados os parâmetros que darão base à elaboração do edital. E edital mal elaborado é um verdadeiro caos.

Eu já contei pra vocês, quase 100% dos prefeitos que deixaram os cargos em 2016 estão respondendo algum tipo de questionamento sobre licitações, seja do TCE, do TCU, do MP ou da própria justiça. A grande maioria, algo em torno de 70% dos prefeitos, estão respondendo ações civil públicas por causa de problemas em licitações. Um absurdo isso!

E qual a causa? Será vontade de errar? Parece que sim. Isso mesmo, erram por não dar o treinamento adequado às suas equipes. Vamos reverter essa situação para os novos prefeitos e para os reeleitos. Não tá certo. 

Para comprovar isso, basta que liguemos a tv, o rádio ou acessar os sites de notícias, para ver quantos problemas judiciais são causados por licitações. A Lavajato é apenas um deles, dentre tantos, de menor ou maior gravidade.

O segundo curso trata de tema também muito importante, a elaboração do edital. O edital é a principal peça da licitação, para elaborá-lo o gestor necessita de tomar muitas decisões, de promover amplo planejamento e cuidar do preço, do objeto da licitação (que precisa ser bem determinado), enfim, cada detalhe será analisado por nós.

Os treinamentos serão na cidade de Resende, dias 15 e 16 de agosto, semana que vem, e você é meu convidado especial. O custo de cada treinamento é de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), com inscrições no telefone (24) 33541976 ou Whatsapp (21) 98493-4807.

Link para inscrições aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário